sábado, 13 de junho de 2009

DIREITOS CIVÍS GAYS E DUAS TRAGÉDIAS ANUNCIADAS.

O tema da próxima Parada do Orgulho Gay de São Paulo é “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!”

Apesar de todo preconceito, falta de conhecimento ou deboche com que o assunto muitas vezes é tratado, o tema é importante sim. E é importante porque esconde duas tragédias cada vez mais cotidianas em nossa sociedade: famílias "ínvisíveis" e suicídio juvenil.

A falta de segurança jurídica à qual são submentidos milhões de brasileiros e brasileiras, leva famílias (famílias, sim porque são pessoas ligadas por laços de amor e valores éticos. Logo, famílias), a terem direitos negados, continuarem inivisíveis para as estatísticas oficiais e fora ou pouco assistidos pelas políticas públicas que deveriam proteger todos os cidadãos e cidadãs brasileiros.

Quando a sociedade, cedendo à discursos moralistas ou à lentidão dos agentes políticos e legisladores demora tanto tempo para estabelecer marcos legais para famílias lideradas por pessoas do mesmo sexo, está na verdedade criando grupos de cidadãos de segunda classe. Algo inaceitável em qualquer Estado Democrático de Direito como é o nosso.

Sob o aspecto mais humano, há sim a necessidade urgente de se educar a sociedade para a diversidade. Incluíndo aí a diversidade de identidade afetivo-sexual.

A caso do menino Iago, de 14 anos, mostrado no edição do dia 15 de maio do programa Profissão Repórte da Globo, ilustra um drama que aflige jovens gays aos milhares: sob a pressão dos colegas de escola e da impossibilidade de dividir sua identidade afetivo-sexual na própria família, além da total ausência de orientação educacional a que tinha direito como cidadão (já que a diretora da escola acha "difícil" tratar o tema homossexualidade), Iago suicidou-se.

O suicídio gay juvenil vem chamando cada vez mais a atenção de Governos ao redor do mundo. Vários, inclusive o Brasileiro (ainda que timidamente), têm tomando atitudes específicas em relação ao tema. Incluíndo aí campanhas de conscientização pública e orientação a profissionais de saúde e educação, bem como recrudescendo legislações contra a homofobia e violência contra homossexuais.

Mas a verdadeira batalha ainda está em nossas consciências e boa vontade de entender a diversidade.

Para quem se interessar, abaixo vão alguns vídeos selecionados por este blog:

Vídeo tirado do documentário "For The Bible Tells Me So" - "Por que a Bíblia Diz Assim" - O Documentário completo está disponível em partes no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=W-kStwU4Qm0



Vai aí um exemplo de boa ação do Ministério da Saúde brasileiro



E pra terminar uma sequência do seriado norte-americano West Wing, que dispensa qualquer comentário.


Até a próxima.

Um comentário: