terça-feira, 9 de junho de 2009

PETROBRAS ENTRA NA BLOGOSFERA E IRRITA SETORES DA IMPRENSA


Há muito não se via uma polêmica tão contundente nos meios de comunicação do Brasil.

No contexto da guerra da CPI, a Petrobrás resolve lançar um blog aberto chamado "Fatos & Dados" no qual publica, na íntegra, todas as perguntas e respostas emitidas aos órgãos de imprensa, bem como os comentários de seus visitantes http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/

Lançado no dia 2 de junho de 2009, o blog já conta com mais de 72.000 visitas.

A iniciativa que, à primeira vista, mostra uma postura transparente da empresa no que diz respeito à sua relação pública com a imprensa e sociedade, está sendo fortemente atacada por veículos como O Globo, que considera o canal como "uma ferramenta para vazar informações obtidas por jornalistas."

A Associação Nacional de Jornais também divulgou nota repudiando a atitidude da empresa: www.anj.org.br/sala-de-imprensa/noticias/anj-se-manifesta-contra-atitudes-da-petrobras, no que considera um atentado à liberdade de imprensa.

Por outro lado, Maurício Azêdo, presidente da ABI - Associação Brasileira de Imprensa defende a atitude da Petrobras, que considera uma ação a favor da transparência das comunicações e um instrumento de defesa diante dos ataques que a estatal vem sofrendo por parte de setores da imprensa.

O Observatório da Imprensa, um dos mais respeitados veículos de análise da atuação da setor no Brasil, divulgou um texto de Carlos Castilho (www.observatóriodaimprensa.com.br )também em defesa da entrada da Petrobrás na "blogosfera", à exemplo de empresas internacionais como GM e órgãos governamentais como o Pentágono.

A lógica nos leva a crer que, quanto mais transparente for a comunicação Petrobras, melhor para todos: contribuíntes, que pagam impostos, e acionistas. 

Passamos todos a ter acesso às perguntas e respostas com muito menos risco de "ruído de informações" ou "atentados" à veracidade das mesmas.   

Parece óbvio que o blog "Fatos & Dados" vem reforçar o princípio da transparência em tempo real.

É muito natural que parte da imprensa (e falo aqui sem julgamentos) se assuste com essa forma rápida e direta de comunicação institucional, mas a Era da Blogosfera chegou. 

E se você está lendo este texto, é porque já está mergulhado nela.

Qual a sua opinião sobre este assunto? Deixe aqui seu comentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário